Saec realiza 1º Sava de 2024

Esse final de semana, dias 24 e 25 de fevereiro, foi marcado pela realização do 1º Curso de Suporte de Vida em Anestesia (Sava) de 2024.

Saec reúne diretoria para planejar programação científica

A Sociedade de Anestesiologia do Estado do Ceará realizou, nessa quinta-feira (1º), reunião de diretoria.

Saec sedia prova nacional da SBA

Neste domingo (21) foi o dia da Prova Nacional da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA).

Saec participa da posse da nova diretoria da SBA

O presidente da Saec, Dr. Francisco de Lucena, prestigiou a posse da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), neste sábado, dia 13 de janeiro.

Prova nacional da SBA será realizada na Saec

Chegou o momento de viver mais uma importante etapa da sua jornada profissional.

Janeiro Branco chama atenção para cuidados com a Saúde Mental

Com o objetivo de chamar atenção para os cuidados com a saúde mental, a campanha Janeiro Branco

Saec recepciona residentes para apresentações de TCCs

O auditório da Saec foi palco, nesta segunda-feira (29), da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de cinco médicos residentes do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) – CET SBA, que concluíram a especialização em Anestesiologia.

Retrospectiva 2023

Finalizamos 2023 com muita gratidão a todos, especialmente aos nossos sócios e parceiros, que nos acompanharam durante todo o ano e continuarão conosco neste 2024 e nos anos vindouros.

Saec sedia aplicação da prova trimestral da SBA

O auditório da Sociedade de Anestesiologia do Estado do Ceará (Saec) sediou a aplicação da prova trimestral da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA)

Saec abre inscrições para 1ª edição do SAVA 2024

O Curso Suporte Avançado de Vida em Anestesia será realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2024, em Fortaleza. Aproveite para fazer logo sua inscrição, pois as vagas são limitadas.

Saec apresenta Sistema Jangada em Simpósio

Nosso #TBT de hoje, traz um assunto inovador e que é motivo de muito orgulho para a SAEC e nossos sócios. O Sistema Jangada de gestão do associado da Saec é inovador e motivo de muito orgulho para toda a diretoria e sócios da SAEC.

Nota de pesar Antônio Roberto Carraretto

É com imensa tristeza que a diretoria da SAEC manifesta profundo pesar pelo falecimento do Dr. Antônio Roberto Carraretto.

Cearenses são aprovados na prova do TSA

É com grande orgulho que a diretoria da SAEC parabeniza os especialistas cearenses, que foram aprovados na prova de obtenção do Título Superior em Anestesiologia, realizada no último final de semana.

Diretoria realiza visita no Hospital Regional do Cariri

Durante o compromisso do presidente da Saec, Dr. Francisco de Lucena, na região do Cariri, o gestor realizou uma visita aos profissionais do Hospital Regional do Cariri, para conversar um pouco com os especialistas.

Última Sessão de Caso Clínico de 2023 movimentou auditório da Saec

A última Sessão de Caso Clínico deste ano aconteceu nessa terça-feira (21), no auditório da Saec.

Cearenses são eleitos para comissões e comitês da SBA

Confira os anestesiologistas cearenses eleitos para fazer parte das comissões e comitês da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e representar os especialistas do estado, bem como sua Regional.

Presidente da Saec recebe título de Membro Honorário da SAEPB

Reconhecimento, dedicação e competência médica. Esses são alguns dos méritos profissionais que levaram o presidente da SAEC

Presidente da Saec participa da reunião do Conselho Superior da SBA

O presidente da Saec, Dr. Francisco de Lucena, participou da reunião do Conselho Superior, durante o Pré-congresso CBA 2023, com a direção da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e a Comissão dos CETs.

Anestesiologistas cearenses palestram no CBA 

O CBA 2023, que aconteceu em João Pessoa, foi incrível. Foram cinco dias de uma incrível imersão em conhecimento, com a participação de palestrantes renomados do mundo inteiro.

Saec promove Treinamento Vidas e Carreira para residentes

Nosso TBT de hoje é bem atual, é sobre o treinamento do Projeto Vidas e Carreiras, que reuniu, na última terça-feira (7), residentes dos CETs do Ceará, para um momento de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e profissional e bem-estar.

Saec apoia Campanha Novembro Azul

Hoje, inicia o mês mundial de combate ao câncer de próstata, o Novembro Azul. Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), ocorrerá 71,7 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025.

Sócia Saec é finalista da Edição do Prêmio União Química de Incentivo à Pesquisa

Hoje, parabenizamos Geórgia Coêlho de Alencar Barreto, médica em especialização do 3º ano (SBA), do Hospital Universitário Walter Cantídio – Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza.

Saec realiza oficinas no Outubro Médico 2023

A Sociedade de Anestesiologia do Estado do Ceará (Saec) realiza, nesta sexta-feira (20), duas oficinas de Manejo de Via Aérea, durante o XXXIV Outubro Médico.

Outubro Rosa fortalece campanha de prevenção e cuidados com o câncer de mama

Estamos no mês dedicado à Campanha Outubro Rosa, que visa propagar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento dos casos, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Saec promove 2ª edição do Curso Sava deste ano

Após cinco meses, a Saec promoveu mais uma edição do Curso Suporte Avançado de Vida em Anestesia (SAVA), em Fortaleza. Realizado no Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro, o curso aconteceu nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, dois dias de imersão, com aulas teóricas e práticas.

Saec ao lado dos anestesiologistas cearenses

Representar os anestesiologistas cearenses e estimular o aprimoramento da especialidade, esses são alguns dos objetos da SAEC, que busca, há 68 anos, manter a história, a tradição, e a qualidade dos serviços em prol dos seus associados.

Campanha Segurança do paciente: papel do anestesiologistana prevenção de complicações cirúrgicas

O anestesiologista adota uma série de medidas preventivas para garantir a segurança do pacientedurante uma cirurgia ou procedimento sob sedação. Desde a avaliação pré-operatória detalhada atéo controle da dor e a monitorização constante dos sinais vitais.

Saec aplica prova EDAIC

O presidente da SAEC, Dr. Francisco de Lucena e o Diretor Científico, Dr. Felipe Marques aplicaram, no último sábado (16), a prova EDAIC para obtenção do Diploma Europeu de Anestesiologia e Cuidados Intensivos.

Saec apoia Campanha Setembro Amarelo em atenção à prevenção ao suicídio

Este mês é dedicado à campanha Setembro Amarelo, uma ação que tem como objetivo salvar vidas. Por isso, o lema deste ano é “Se precisar, peça ajuda!”.

Saec apóia Campanha Nacional de Segurança do Paciente promovida pela SBA

“Cuidando de você, cuidando de todos!”A campanha “Cuidando de você, cuidando de todos!” tem como principal objetivo promover a conscientização sobre a importância da segurança do paciente e incentivar ações que contribuam para a melhoria dos cuidados de saúde.

Jocan 2023 aconteceu em formato inovador

Pela primeira vez na história da Saec, a Jornada Cearense de Anestesiologia (Jocan) 2023 aconteceu em formato especial, com três dias de evento. A Jocan aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de agosto, no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza. Além das novidades no contexto das novas tecnologias em anestesia e dos insights, a jornada […]

Presidente da Saec é homenageado com Medalha Boticário Ferreira, na Câmara Municipal de Fortaleza

O presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado do Ceará (Saec), Dr. Francisco de Lucena foi homenageado, na última sexta-feira (11), na Câmara Municipal de Fortaleza.

SAVA 2ª edição já tem data marcada

Se você perdeu a primeira edição, aproveite a oportunidade de realizar o Curso Suporte Avançado de Vida em Anestesia (Sava). Realizado pela Saec em parceria com a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), a segunda edição do SAVA acontecerá nos dias 30 de setembro e 1o de outubro, no Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro, […]

Saec parabeniza anestesiologistas aprovados na prova do TSA

É com muita alegria e orgulho que a diretoria da Saec parabeniza os aprovados na prova escrita, 1º semestre de 2023, para obtenção do Título Superior em Anestesiologia (TSA) concedido pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). Uma conquista, fruto da dedicação, estudo e amor à especialidade, que merece ser celebrada. Parabéns!

Planejamento Estratégico da Saec deve ser concluído até final de julho

Foram cinco meses trabalhando intensamente, focada em traçar metas e estratégias para o presente e o futuro da SAEC. Foi assim que a diretoria da Saec atuou, se reunindo desde fevereiro com a Barros Soluções em Gestão, filiada local da Fundação Don Cabral, para construir o Planejamento Estratégico da instituição.

Saec promove Encontro Científico

Com o objetivo de manter o compromisso de oferecer atualização científica aos associados, a Sociedade de Anestesiologia do Estado do Ceará (Saec) realizou, na noite desta quarta-feira (28), o Encontro Cientifico: Tromboelastometria no Perioperatório – fundamentos, interpretação e uso clínico. A aula, ministrada pelo Dr. Davi Marinho, fez parte do calendário científico de eventos da […]

Ciaped está confirmado na XXVI Jocan

A Jocam 2023 vai trazer muitas novidades, entre elas o Curso de Imersão em Anestesia Pediátrica (Ciaped). A Jornada já tem data marcada. Será nos dias 24, 25 e 26 de agosto, no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza. “Esta edição está imperdível. Estamos preparando muitas novidades para esta Jocan. E tudo está sendo pensado para […]

Saec realiza Jornada científia na região Sul do Ceará

Realizada no último final de semana dos dias 20 e 21, a VI Jas – Jornada de Anestesiologia do Sul Cearense, em Juazeiro do Norte, ocorreu no Iu-á Hotel, em Juazeiro do Norte. A programação científica reuniu temáticas importantes e muito conhecimento científico, inovações em anestesia e insights a cerca da teoria e prática anestésica. […]

Curso Sava simula caso real em estação prática

A Saec realizou, no último fim de semana, o Curso Suporte Avançado de Vida em Anestesia (Sava), no Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro, em Fortaleza. A primeira edição do SAVA deste ano contou com dois dias de aulas teóricas e práticas. Um curso idealizado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) tem como principal […]

Diretoria da Saec se reúne com Barros Soluções em Gestão para dar continuidade ao Planejamento Estratégico

Nesta sexta-feira (5), parte da diretoria da SAEC se reuniu novamente com a Barros Soluções em Gestão, filiada local da Fundação Don Cabral.   Nesta sexta-feira (5), parte da diretoria da SAEC se reuniu novamente com a Barros Soluções em Gestão, filiada local da Fundação Don Cabral. O planejamento estratégico da SAEC, uma ação pioneira […]

Saec reafirma Fortaleza como sede do CBA em reunião do Conselho Superior da SBA

O presidente da SAEC, Dr. Francisco de Lucena, participou, nessa sexta-feira (21), da reunião do Conselho Superior da SBA, no Congresso Paulista de Anestesiologia COPA/JASB 2023. Dentre as temáticas discutidas durante o encontro estão: leitura da ata anterior, crise dos CETs; nova proposta para sócios remidos; e resumo da reunião com a diretoria sobre as […]

Presidente da Saec participa de Fórum Nacional sobre parto sem dor

O presidente da Saec, Dr. Francisco de Lucena, participou, na quarta-feira (19), do Fórum Parto sem Dor – A Analgesia Peridural no Parto. O evento híbrido aconteceu no auditório do Hospital Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC). O Fórum contou com a apresentação do Projeto Parto sem Dor […]

Edição da JAN deste ano apresenta novidade com realização do Workshop de Via Aérea

A cidade de Sobral foi palco da VI JAN – Jornada de Anestesiologia do Norte Cearense, nessa sexta-feira (14) e sábado (15). Realizada pela Sociedade de Anestesiologia do Estado do Ceará (Saec), a jornada deste ano trouxe muita novidade, entre elas a implantação de estações práticas com a realização do Workshop de Via Aérea, ministrado […]

Saec realiza I Workshop de Gerenciamento de Via Aérea de 2023

O I Workshop de Gerenciamento de Via Aérea de 2023, realizado pela SAEC nos dias 24 e 25, contou com o apoio da SBA e da Coopanestce. Com dois dias intensos de programação científica, o curso promoveu aulas teóricas e práticas. No primeiro dia, o conteúdo programático foi abordado apenas com aplicação de teoria. Já […]

Saec promove o I Fórum Associativismo e Cooperativismo

O primeiro Fórum Associativismo e Cooperativismo, idealizado pela SAEC em parceria com a Coopanestce, aconteceu nessa quinta-feira (16), no Coco Bambu, em Fportaleza. Inédito no contexto do associativismo, o Fórum foi pensado para destacar o importante papel de ambas as instiuíções, cada uma com sua especificidade. O encontro contou com a palestra sobre a importância […]

Saec promove Bem-Vindos residentes para recepcionar futuros anestesiologistas

A Sociedade de Anestesiologia do Estado do Ceará (Saec), promoveu nessa terça-feira (7) o evento “Bem-Vindos Residentes”. A ação reuniu, no La Brasilerie em Fortaleza, os futuros especialistas que estão iniciando a especialização em Anestesiologia no Ceará. “Foi um momento incrível, no qual podemos conversar sobre como funciona a especialidade e falar da importância da […]

Sociedade de Anestesiologia promove curso Salve Uma Vida para público em geral

Em comemoração aos 75 anos da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), a Sociedade de Anestesiologia do Estado do Ceará (Saec) realizou, nesse sábado (25), o Curso Salve Uma Vida, no Shopping RioMar Fortaleza. A ação é um projeto de responsabilidade social da SBA e conta com a parceria das regionais do Brasil. Gratuito e aberto […]

Curso SAVA capacita anestesiologistas para o campo das emergências

Estão abertas, a partir desta terça-feira (14), as inscrições para o Curso Suporte Avançado de Vida em Anestesia (Sava), realizado pela Saec, em parceria com a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). A edição deste ano acontecerá nos dias 6 e 7 de maio, no Hotel Gran Mareiro, em Fortaleza. Com o objetivo de oferecer treinamento […]

Diretoria da Saec discute pauta dos anestesiologistas em reunião com presidente da Unimed

O presidente da Saec, Francisco de Lucena, junto com o ex-presidente da Saec e atual conselheiro do Conselho Fiscal da Unimed Péricles de Lucena, e o diretor Tesoureiro Renato Perdigão, se reuniram, nesta terça-feira, com o presidente da Unimed Fortaleza, Marcos Aragão. Entre os temas discutidos durante o encontro estão o processo de admissão de […]

Nova diretoria da Saec biênio 2023/2024 é empossada

Ao som de música sacra, MPB e rítmico nordestino. Assim foi a abertura da solenidade de Posse da nova diretoria da SAEC, Biênio 2023/2024, entoada pelo Coral da Unimed Fortaleza, na noite dessa sexta-feira (27), no Hotel Gran Marquise. O evento, que foi organizado e produzido pela agência @sucessoeventospremium, teve início com a palestra do Dr. […]

Presidente da Saec visita instalações do novo Hospital Unimed Sul

O presidente da SAEC, Francisco de Lucena, visitou, na tarde desta sexta-feira (6), o novo Hospital Unimed Sul. A convite do presidente da Unimed, Marcos Aragão, Dr. Lucena, junto a outros representantes de entidades médicas, conheceu as instalações da unidade que já está em funcionamento desde outubro de 2022. A nova unidade hospitalar foi inaugurada […]

Saec lamenta falecimento de Maria Odair, mãe de Dra. Vládia

É com imenso pesar que a Diretoria da SAEC informa sobre o falecimento da senhora Maria Odair Freitas de Oliveira, mãe da Dra. Vládia. Que neste momento de dor e tristeza, Deus possa consolar o coração dos familiares, amigos e todos que a estimavam, dando o conforto e a paz necessários. Manifestamos sentimentos de solidariedade […]

Futuro da Anestesiologia é destaque em reunião do Conselho Superior da SBA

O presidente da SAEC, Dr. Péricles de Lucena participou, nessa quinta-feira (10), da reunião do Conselho Superior da SBA. O encontro fez parte das atividades que deram início ao Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA-2022). Durante a reunião, os grupos do Conselho de Defesa Profissional, da diretoria da SBA e do Conselho Superior, discutiram temáticas relevantes […]

Última Sessão Clínica de 2022 destaca importância da ciência e do associativismo

3/11/2022 A última sessão clínica de 2022, realizada terça-feira 1o, foi realizada a e nos vem um sentimento de estarmos, quanto sociedade, no caminho certo. Conforme o diretor científico da SAEC, Dr. Germano Medeiros, nas sessões clínicas conjuntas são discutidos casos clínicos reais em que é realizada uma revisão na literatura sobre os assuntos mais […]

Jocan 2022 réune temáticas importantes em dois dias de evento

Uma jornada toda especial. Assim foi a XXV Jocan – Jornada Cearense de Anestesiologia, cheia de conhecimento científico, amor a anestesiologia, aprendizados, descobertas e muito network. Realizada nos dias 23 e 24 de setembro, a Jocan é um evento que acontece anualmente e sempre traz grandes nomes da área. Este ano, os participantes puderam acompanhar […]

Saec conduz reunião do Conselho Superior durante 56ª Josulbra

O presidente da SAEC, Dr. Péricles Lucena, conduziu, neste sábado (9), a reunião do Conselho Superior (CS) da SBA, que aconteceu durante a 56º Josulbra – Jornada Sul-Brasileira de Anestesiologia, em Gramado-RS. Dr. Péricles, que está na presidência do CS, representando todos os presidentes das regionais do País, apresentou as principais pautas da especialidade. Dentre […]

Projeto Saec do Mar ao Sertão visita anestesiologistas em unidades de Sobral 

A diretoria da Saec iniciou o projeto SAEC Do Mar ao Sertão, com visitas aos anestesiologistas de unidades de saúde de Sobral. A iniciativa, idealizada pela atual gestão, representada pelo presidente Péricles de Lucena, visa estreitar laços e aproximar a SAEC dos associados da Região Norte do Ceará. A primeira ação realizada foi a visita acolhedora aos […]

Saec apresenta projeto Anestesia em Cena durante o COPA 

O presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado do Ceará (SAEC), Dr. Péricles de Lucena, foi convidado pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (Saesp), por meio da Diretoria Científica, para falar sobre o projeto Anestesia em Cena (AC+) e Projeto Invisível. Também participaram deste momento o Dr. Guinther Badessa (diretor tesoureiro da […]

Saec inicia novo ciclo de Sessão de Caso Clínico de 2022

As sessões de caso clínico estão de volta. A partir de terça-feira, 05 de abril, às 18h, no auditório da Sociedade de Anestesiologia do Estado do Ceará (Saec), terá início o novo ciclo de sessões clínicas conjuntas. O evento será promovido pela Sociedade em conjunto com os quatro CETs do Ceará, com o objetivo de discutir […]

Programação científica 2022 inicia com curso SAVA

9 de abril de 2022 A programação científica da SAEC de 2022 teve início com o curso Suporte Avançado de Vida em Anestesia (SAVA), realizado no Hotel Praia Centro, em Fortaleza. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de se capacitar, por meio de novas tecnologias em saúde, para atuar na área da emergência em […]

Saec distribui cestas básicas para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social

20 de dezembro de 2021 A Sociedade de Anestesiologia do Estado do Ceará (Saec) realizou, no sábado (18), a distribuição de 275 cestas básicas para famílias que vivem na comunidade do Lixão, em Maracanaú. A ação solidária foi fruto das inscrições da Jocan 2021, realizada em setembro. “Participar dessa ação foi uma verdadeira benção. Os associados não têm […]

Saec convoca reunião para buscar novas vagas de anestesiologistas cooperados à Unimed

21 de setembro de 2021 O presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado do Ceará (Saec), Péricles de Lucena, acompanhado do diretor de Defesa Profissional, Oziel de Souza, se reuniu, na tarde desta segunda-feira (20), com o presidente da Unimed Fortaleza, Elias Leite. A reunião, convocada pela diretoria da Saec, busca pleitear a abertura de […]

Jocan 2021 acontece em formato híbrido e com todos os protocolos sanitários

A Edição Especial da Jornada Cearense de Anestesiologia (Jocan 2021) ocorreu em formato híbrido, com público presencial e on-line. A programação contou com dois dias de evento. Na sexta-feira (3), aconteceu a solenidade de abertura. Já a programação científica e social ocorreu no sábado (4). Um dos destaques dessa edição especial foi a solidariedade. Todo o […]