Saec apoia Campanha Novembro Azul

 em noticias

Hoje, inicia o mês mundial de combate ao câncer de próstata, o Novembro Azul. Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), ocorrerá 71,7 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025.

Diante dessa estimava e do fato de o câncer de próstata ser o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do Brasil, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma, o Ministério da Saúde reforça que o diagnóstico precoce possibilita melhores resultados no tratamento. Ainda conforme o Ministério da Saúde, atualmente, esse tipo de câncer é a segunda causa de óbito pela doença nesse público.

Por isso, nos casos em que o homem tem histórico de câncer na família (pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos) ou outros fatores de risco, como idade a partir dos 60 anos e sobrepeso e obesidade gerados por maus hábitos alimentares, é importante que esse público tenham acompanhamento médico de rotina ao longo da vida, como medida preventiva.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca ações e hábitos que podem ser adotados para ajudar a reduzir os fatores de risco, como controle do tabaco, prevenção ao uso do álcool, prática de atividade física, alimentação saudável, combate ao sedentarismo e à obesidade, dentre outros.

Diga sim a vida, cuide-se!