Três dias de imersão para discutir as últimas atualizações em Anestesiologia para uma prática profissional cada vez mais aprimorada. Assim foi o 1º Congresso Cearense de Anestesiologia (CCA, promovido pela Sociedade de Anestesiologia do Estado do Ceará (Saec). A iniciativa, que contou com o apoio da SBA e da Coopanest.CE e a organização da Sucesso Eventos, ocorreu nos dias 19, 20 e 21 de setembro, no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza.
Para o médico anestesiologista e presidente da Saec, Francisco de Lucena, o CCA foi uma extensão da Jornada de Anestesiologia do Estado do Ceará (Jocan), um evento tradicional da sociedade médica. “A iniciativa de promover o Congresso foi resultado do grande sucesso que a Jocan alcançou durante as 27 edições já realizadas. A jornada cresceu tanto, que foi necessário ampliar as atividades e transformá-la em Congresso. Foi uma excelente ideia e que ampliou as oportunidades de capacitação e aperfeiçoamento profissional para uma atuação cada vez mais segura da prática anestésica. Se a Jornada já tinha uma programação bem diversificada, o Congresso foi ainda mais inovador. Por isso, termos realizado o evento em três dias nos deu a possibilidade de contemplar temáticas de grande relevância para os profissionais e que foram fundamentais para o atendimento de ponta aos pacientes”, explicou o anestesiologista.
O evento reuniu anestesiologistas de todo o país que, na oportunidade, debateram sobre
temas como anestesia em pediatria, em obstetrícia, anestesia ambulatorial, em cirurgia cardiovascular, anestesia ortopédica, bloqueios para intervenção da dor, gestão em anestesia, tópicos de terapia intensiva e ventilação mecânica em anestesia, dentre outros temas relevantes.
Com o tema central “Iluminando novos caminhos”, a programação do contemplou workshops com teoria e prática, mesas redondas, simpósios, palestra magna com o poeta cearense Bráulio Bessa e a festa de encerramento.